Receitas a base de pinhão
anamariabraga.globo.com
anamariabraga.globo.com
  • Dê uma nota para esta receita.
  • Sua nota
Nota geral 0 0 notas

Ingredientes

  • Pinhão role
  • Ingredientes:20 fatias de mussarela20 fatias de presunto400 gramas de pinhão cozido01 cebolaTempero verde, sal, pimenta e baconCobertura:01 lata de creme de leite01 lata de extrato de tomateMolho brancoModo de fazer: Untar um pirex, forrar o pirex com rolinhos de presunto e queijo, receados com o pinhão. Colocar lado a lada cada rolinho. Despejar a cobertura e levar ao forno por 10 minutos.
  • Esfiha de pinhão
  • Ingredientes:01 xícara de leite1 ½ xícara de água50 gramas de fermento de pão01 kg de farinha de trigo especial03 ovos inteiros½ kg de pinha cozido e moídoTempero verde, bacon e azeitonaModo de fazer: Faça uma massa com a farinha de trigo, 2 ovos, fermento, leite, água e sal, estique a massa, e faça as esfihas recheadas com o pinhão moído e refogado com o tempero verde, o bacon e a azeitona. Depois de montadas as esfihas, pincele com gema de ovo e leve ao forno até assar. Rendimento 60 esfihas.
  • Pastel de pinha com sabor caseiro
  • Ingredientes:01 kg de farinha de trigo especial200 gramas de óleosal e águaRecheio:02 kg de pinhão cozido e picado½ kg de carne moída100 gramas de cebola picada01 pimentão picadoSalsa, sal e óleoModo de fazer: Misture tudo até obter uma massa homogênea. Espiche a massa e reserve. Para preparar o recheio, refogue a carne moída com os temperos. Depois acrescente o pinhão moído e recheie os pastéis. Frite-os em óleo quente. Rendimento 30 pastéis.
  • Peito de peru recheado
  • Ingredientes:01 peito de peru300 gramas de pinhão100 gramas de bacon300 gramas de queijo01 cebola, 01 dente de alho, sal, pimenta, azeite e tempero verde.Modo de fazer: Cozinhe o pinhão e descasque. Moa a metade e a outra metade deixe inteiro. Refogue o bacon e o queijo em cubinhos. Frite o bacon e misture com o pinhão refogado. Misture o pinhão inteiro e o queijo e o queijo e recheie o peito, pré cozido em água e sal. Coloque por alguns minutos no forno quente e sirva.
  • Pastel de pinhão
  • Ingredientes:Massa:03 xícaras de farinha de trigo½ xícara de azeite01 xícara de água fervente01 colher de cachaça01 pitada de salRecheio:500 gramas de carne moída01 kg de pinhão cozido e moídoPimenta, sal, azeite e tempero verde a gostoModo de fazer: Numa tigela coloque a farinha de trigo, o azeite, a cachaça. Depois adicione aos poucos a água fervendo e vá mexendo para não embolar até dar o ponto de massa para espichar.Recheio: Frite bem a carne moída com os temperos. Pode acrescentar um pouco de água para dar uma cozinhada. Espere secar e misture o pinhão moído. Recheie os pastéis e frite-os em banha ou óleo quente. Se quiser, pode usar massa de pastel prontas.
  • Paçoca de pinhão
  • Ingredientes:01 kg de carne de porco cortada em cubos01 xícara de cebola picada01 xícara de tomate picado03 dentes de alho moído01 colher de sal02 kg de pinhão cozido e moído na máquinaPimenta e tempero verde a gostoModo de fazer: Refogue a carne de porco com os temperos ( cebola, alho e tomate). Moa os pinhões e misture na panela, tipo farofa. Coloque o sal a pimenta e sirva quente.
  • Pastelão de pinhão
  • Ingredientes para a massa:04 xícaras de farinha de trigo01 colher de fermento Royal03 ovos100 gramas de margarina01 colher de sal01 xícara de leiteRecheio:03 xícaras de pinhão moído02 xícaras de carne moída01 xícara de ervilha04 tomates picadosTempero verde a gostoObs.: Refogar tudo.Modo de fazer: Passar a farinha na peneira com o fermento e o sal. Acrescentar o leite, os ovos e a margarina. Misturar bem até formar uma massa. Espichar a massa e corta-la em 2 partes. Colocar uma parte na forma untada, colocar o recheio e cobrir com a outra parte da massa. Levar ao forno quente e assar por 20 minutos.
  • Nhoque de pinhão com frango desfiado
  • Ingredientes:½ kg de pinhão cozido e moído02 colheres de sal01 ovo01 pitada de pimenta02 colheres de azeite01 cebola grande cortada em rodelasPolpa de tomateFarinha de trigo até o pontoModo de fazer: Cozinhe por uma hora o pinhão em panela de pressão. Após o cozimento, descasque os pinhões e moa-os em máquina de moer. Junte o ovo, o sal e a pimenta ate obter um purê. Junte a farinha de trigo e amasse bem. Coloque a massa em luma superfície polvilhada com farinha. Faça rolos médios com a massa e corte-os em pedaços. Cozinhe os nhoques em panela grande com água fervente. Quando subirem à superfície, retire com a escumadeira. Deixe escorrer.Molho: Desfie o peito de frango (já cozido em água), coloque o azeite, o sal, a pimenta e a cebola para refogar. Acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar com um pouco de água por alguns minutos. Despeje o molho por cima dos nhoques e sirva quente. Rendimento de 8 a 10 porções.
  • Paçoca de pinhão II
  • Ingredientes:01 kg de pinhão cozido e descascado300 gramas de carne de porco300 gramas de carne de gado200 gramas de cebola de cabeça02 molhos de tempero verdeAzeite e sal a gostoModo de fazer: Cortar as carnes em cubos e refogar com azeite. Refogar também o tempero verde e a cebola. Após todos os ingredientes refogados passar na máquina de moer carne junto com o pinhão. Levar novamente ao fogo, mexendo com colher de pau. Sirva quente.
  • Pinhão caramelado pedras brancas
  • Ingredientes:01 kg de pinhão01 lata de leite condensado01 colher de manteiga ou margarina02 xícaras de açúcarPalitosModo de fazer: Cozinhe e descasque os pinhões. Com o leite condensado e a manteiga faz-se um brigadeiro branco e cobrir os pinhões. Depois espeta-se cada pinhão e passa no caramelo feito com o açúcar.
  • Empadão de pinhão
  • Ingredientes para a massa:250 gramas de farinha de trigo150 gramas de banha líquida02 colheres de margarina derretida04 ovos inteiros01 colher de sopa de fermento Royal01 colher de chá de sal01 xícara de leiteIngredientes para o recheio:½ kg de pinhão moído na máquina300 gramas de galinha desfiada100 gramas de queijo picado200 gramas de ervilha03 tomates picadosTempero verde e sal a gostoModo de fazer: Coloque os ovos numa bacia, bata um pouco, depois ponha a farinha de trigo, o sal, o fermento, a banha e a margarina e por ultimo o leite e vai amassando até ficar uma massa consistente. Forre uma forma e coloque o recheio e leve ao forno para assar durante 30 minutos.
  • Pudim a moda típica
  • Ingredientes:01 lata de leite condensado02 ovos inteiros01 lata (medida de leite condensado) de leite300 gramas de pinhão cozidoModo de fazer: Cozinhe o pinhão e descasque. Coloque tudo no liquidificador e bata junto com os outros ingredientes. Forre uma forma de pudim e leve ao fogo em banha-maria para cozinhar durante 45 minutos. Sirva gelado
  • Croquete de pinhão
  • Ingredientes:½ kg de pinhão cozido e moído300 gramas de carne moída e cozida03 batatas de tamanho médio moída e cozida½ kg de farinha de rosca02 ovos. Sal e tempero verde a gostoModo de fazer: Coloque o pinhão cozido e moído numa bacia, junte com a carne e a batata moída e cozida também e os ovos e misture muito bem. Após coloque o sal e o tempero verde e vai amassando com a farinha de rosca até o ponto de enrolar. Faça os croquetes, passe no ovo e na farinha de rosca e frite em azeite quente.
  • Strogonoff de carne com pinhão
  • Ingredientes: 01 kg de pinhão cozido500 gramas de carne02 colheres de sopa de azeite02 cebolas grande picadas04 tomates sem pele e sem semente picados01 pitada de pimenta do reino04 colheres de extrato de tomate02 colheres de cheiro verde picado½ lata de creme de leite01 lata de milho verde½ vidro de palmito01 lata de ervilha01 colher de chá de oréganoModo de fazer: Corte a carne e os pinhões em cubinhos. Aqueça o azeite e doure a cebola. Adicione o tomate e a pimenta, tampe a panela e cozinhe em fogo brando até que o tomate desmanche completamente. Junte então a carne, o pinhão, o extrato de tomate, o milho verde e a ervilha, mexendo bem após cada adição. Cozinhe em fogo brando com a panela tampada por aproximadamente 20 minutos. Acrescente o palmito e o orégano, cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fojo, junte o creme de leite e o cheiro verde, misture bem e sirva.Obs.: O creme de leite pode ser feito um molho branco misturado. O molho branco é feito com ½ litro de leite e 3 colheres de sopa de maisena. Depois de pronto, mistura-se o creme de leite e bater bem. Rendimento de 8 a 10 porções.
  • Panqueca de pinhão
  • Ingredientes:02 ovos1 ½ xícara de leitePinhão cozido e moído01 xícara de farinha de trigoRecheio:01 kg de pinhão cozido e moído01 colher de chá de oréganoSal e pimenta a gosto06 colheres de azeiteTempero verde e cebola de cabeçaModo de fazer: Para a massa, dissolver a farinha de trigo no leite frio. Acrescentar os ovos batidos e o pinhão, coloque o sal e bata no liqüidificador até obter uma massa homogênea. Frite as panquecas dos dois lados em frigideira untada com azeite ou banha, até que fiquem douradas. Conserve as panquecas quentes até colocar o recheio, refogue o pinhão cozido com o azeite e os demais temperos. Coloque um pouco de água e cozinhe em fogo brando até ficar quase sem água. Recheie as panquecas e sirva quente. Se preferir pode servir com molho de tomate acebolado por cima das panquecas.
  • Panqueca de pinhão II
  • Ingredientes:02 xícaras de farinha de trigo01 copo de leite01 colher de açúcar02 colherinhas de sal01 colher de azeiteModo de fazer: Misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Após frite as panquecas e faça o recheio.Recheio:Ingredientes:200 gramas de carne moída300 gramas de pinhão cozido e moído01 cebola média picada01 dente de alho01 tomate picadinhoTempero verde a gostoModo de fazer: Refogue todos os ingredientes, a carne e o pinhão moído. Depois de pronto, recheie as panquecas e serva quente.
  • Pastelzinho de pinhão
  • MassaIngredientes:½ kg de farinha de trigo01 colher de zeite03 colheres de pinga, sal e água até dar o pontoModo de fazer: Misture tudo e deixe a massa descansar.RecheioIngredientes:200 gramas de carne moída½ kg de pinhão cozido e moídoTempero verde, sal e pimenta a gosto02 colheres de azeiteModo de fazer: Refogue tudo, espiche a massa, recheie os pastéis e frite em óleo quente.
  • Pudim delícia de pinhão
  • Ingredientes:03 ovos02 xícaras de açúcar, sendo ½ para caramelizar02 xícaras de leite01 xícara de pinhão cozido e moído na máquina01 xícara de côco ralado01 colher de sopa de farinha de trigo01 colher de margarinaMondo de fazer: Bate-se primeiro a margarina, os ovos e o açúcar, depois o leite e o restante dos ingredientes (tudo no liqüidificador), durante 1 minuto e coloca-se na forma caramelizada e deixa cozinhar por 1 hora. Sirva gelado.
  • Bolinhos de pinhão
  • Ingredientes:02 ovos01 xícara de leite01 colher de chá de sal e 2 de açúcar03 xícaras de farinha de trigo01 colher de fermento royal02 xícaras de pinhão cozido e moído na máquinaModo de fazer: Coloca-se os ovos, o sal, o leite e o pinhão no liqüidificador e bate-se durante 1 minuto. Depois coloca-se em uma bacia e mistura a farinha e o fermento peneirado. Amassa-se bem, fazer os bolinhos e fritar em gordura não muito quente.
  • Strogonoff de pinhão II
  • Ingredientes:01 kg de filé mignon ou picanha01 kg de pinhão cozido200 gramas de cebola picada300 gramas de tomate½ lata de creme de leite½ copo de conhaque03 colheres de catchup05 colheres de manteiga03 colheres de mostarda escura03 colheres de molho inglês03 colheres de farinha de roscaSal a gostoModo de fazer: Cozinhar o pinhão , descascar e cortar em rodelinhas. Cortar o filé em tirinhas e refogar na manteiga. Refogar a cebola, o tomate e o tempero verde. Passar no liqüidificador e acrescentar a carne refogada, bem como o pinhão em rodelas, e restante dos ingredientes. Deixar o creme de leite para a hora de servir, misturar o creme de leite com o fogo apagado.
  • Salada de pinhão
  • Ingredientes01 kg de pinhão cozido e descascado01 molho de tempero verde01 cebola médiaAzeite, sal e vinagre a gostoModo de fazer: Cortar o pinhão em tirinhas. Picar bem miudinho a cebola e o tempero verde. Misturar tudo, acrescentar o sal, o azeite e o vinagre.

Instruções

Comentários

Iniciar sessão ou Registrar para deixar um comentário.